Os projetos criados por um
professor de apenas 20 anos contribuíram para a premiação de sua escola em
diferentes ocasiões. André Magri Ribeiro de Melo dá aulas de língua portuguesa
e literatura na Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, em Ipanguaçu,
interior do RN. Na mesma instituição, localizada no assentamento Tabuleiro
Alto, área rural do município, ele iniciou a carreira de professor, há quatro
anos.
A primeira iniciativa premiada de
André foi o projeto Literatura de Terror: uma Visita à Elegante Essência do
Medo. A experiência conquistou o primeiro lugar do prêmio Construindo a Nação,
edição 2010, no ensino fundamental. Em 2011, o projeto Identidade e Voz do Povo
Nordestino na Literatura Regionalista proporcionou à escola o primeiro lugar na
mesma premiação. Com esse projeto, a instituição também foi vencedora do Selo
Escola Solidária (2011) e conquistou o segundo lugar no Prêmio Educador Nota
10, da Fundação Victor Civita (2011).
Na visão desse jovem educador, o
uso de meios alternativos de ensino, como músicas, filmes e desenhos animados,
mostra ao estudante diferentes formas de estudar e analisar a língua materna
que não sejam apenas o livro didático e o quadro com giz. “Se o aluno sentir
prazer em estar na sala de aula e na escola, renderá bem mais, e seu
aprendizado sofrerá evolução significativa”, afirma André. Em todo os projetos
que desenvolve, ele conta sempre com a parceria dos professores de língua
inglesa e ensino da arte.
Seus planos para 2012 incluem uma
grande viagem pela história da literatura brasileira com o projeto De Caminha a
Lobato: A Evolução da Literatura Brasileira. “Os alunos serão apresentados aos
diferentes momentos de construção da nossa literatura e conhecerão as
influências recebidas, bem como as relações das obras escritas com os momentos
históricos que nosso país vivia a cada surgimento de um novo olhar sobre a
palavra”, revela.
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