Powered By Blogger

domingo, 22 de maio de 2011

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

                       CNE vai propor emendas ao projeto de lei do novo Plano Nacional de Educação


Brasília – Após dois dias de discussão em um seminário que reuniu mais de 30 entidades, o Conselho Nacional de Educação (CNE) apresentou documento que propõe dez emendas ao projeto de lei que criará o novo Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação na Câmara. Uma das alterações que será sugerida é o aumento da meta do investimento público em educação de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) – patamar estipulado pelo Ministério da Educação (MEC) – para 10%.

O texto apresentado pelo MEC reúne 20 metas que deverão guiar as ações dos governos municipais, estaduais e federal até 2020. Entre elas estão a ampliação de matrículas na educação infantil e no ensino superior e medidas de valorização do magistério. Diversas entidades da área já se mobilizaram para apresentar emendas ao projeto.

“Consideramos de imediato que ele é um bom plano. O projeto do Executivo é muito melhor do que o anterior, no entanto podemos aperfeiçoá-lo”, afirmou o presidente do CNE, Francisco Aparecido Cordão.

O PNE anterior, que vigorou de 2001 a 2010, continha mais de 295 metas e boa parte não foi cumprida. Àquela época, o plano estabeleceu um investimento mínimo de 7% do PIB em educação, mas o item foi vetado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. O CNE avalia que é preciso ampliar, e não repetir a meta proposta há dez anos. A sugestão do colegiado é que se atinja o patamar de 7% do PIB até 2014, até chegar a 10% em 2020. Atualmente o Brasil aplica cerca de 5% do PIB na área. “Todas as entidades presentes no seminário consideraram esse princípio como fundamental”, ressaltou Cordão.

O conselho também quer metas mais ousadas de acesso à educação integral e a outras etapas de ensino. Enquanto a proposta do MEC é que 50% das escolas públicas de educação básica ofereçam a jornada ampliada até 2020, o CNE vai defender, via emenda, que esse patamar seja elevado para 80%.

O CNE também faz algumas recomendações em relação à redação do plano. Uma delas é que as metas ou estratégias de ação não se refiram a programas específicos de governos e pede que a tramitação do projeto no Congresso Nacional não passe de 2011. Atualmente a matéria está sendo analisada por uma comissão especial na Câmara. A previsão dos deputados que compõem o grupo é que a aprovação na Casa se dê no último trimestre do ano. Depois disso, o texto segue para o Senado.

“A educação é uma questão urgente e precisamos torná-la prioritária. Se o plano não for aprovado este ano teremos sérias consequências. Ele prevê, por exemplo, que os estados e municípios elaborem seus próprios planos no prazo de um ano após a aprovação do PNE, ou seja, seria só em 2013 [caso a tramitação seja concluída só ano que vem]. Quanto mais demora, pior fica”, disse o presidente do CNE.
                                                                                                               
                                                                                                                            Agência Brasil 

PURO VENENO

                                                        POLÍCIA APREENDE OXI EM NATAL                                                            
        

         O oxi chega ao Rio Grande do Norte e traz consigo todo o seu efeito devastador sobre o homem.



O Rio Grande do Norte está na rota do tráfico de oxi. Na quinta-feira passada a Polícia Militar realizou a primeira apreensão da droga no Estado, mais precisamente no bairro do Passo da Pátria, em Natal, onde foram apreendidas 61 pedras do entorpecente. Antes mesmo dessa confirmação, no entanto, a Polícia Federal já admitia a entrada do oxi no Estado, assim como em quase todo Nordeste. Em razão das muitas semelhanças na composição e no aspecto material, a droga é considerada a "irmã" do crack. 


REALIDADE SECULAR

                                                  IGNORÂNCIA DO POVO = DECLÍNIO DA NAÇÃO


Quanto mais ignorante é um povo tanto mais fácil é a um governo absoluto exercer sobre ele o seu ilimitado poder. É partindo deste principio, tão contrário à marcha progressiva da civilização, que a maior parte dos homens se opõe a que se facilite à mulher os meios de cultivar o seu espírito. Porém, é este um erro que foi e será sempre funesto à prosperidade das nações, como à ventura doméstica do homem.

A falta de uma boa educação é a causa capital que contribui para que a mulher, no meio da corrupção da sociedade, perca esse norte, o qual não é outro mais que a moral.

No último relatório do ministro do Império, dando conta, ‘à Assembleia Geral, da comissão de que fora encarregado às províncias do Norte o nosso distinto poeta Gonçalves Dias, achamos uma prova do que acabamos de expender: “A desarmonia em que se acham as disposições legislativas de cada província, relativas a tão importantíssimo objeto, a deficiência do método de ensino das matérias, a multiplicidade e má escolha de livros para uso das escolas, o programa de estudos nos estabelecimentos literários, a insuficiente inspeção em alguns lugares e a quase nenhuma em outros, e, finalmente, a pouca frequência e assiduidade dos alunos, são outras tantas causas desse estado tão pouco próspero (...). De tudo isso resulta a necessidade de uma reforma radical na instrução pública, dando-lhe um centro de unidade e de ação que a torne uniforme por toda a parte, e vá gradualmente extirpando os vícios e defeitos que têm até obstado ao seu progresso e desenvolvimento”.

Amanda Gurgel repete Nísia Floresta que repetiu Gonçalves Dias. Me chega Carlos Drummond de Andrade e sussurra pelo corredor: “João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém.”

2014 OU 2038?

                                           A SITUAÇÃO DOS ESTÁDIOS DA COPA

O Brasil será sede da Copa do Mundo de 2014? É certo que sim! A possibilidade de a Fifa perder a paciência e escolher outro país é remotíssima. Seria um vexame espetacular. Logo, ninguém deve apostar nisso. Mas o Brasil será sede da Copa sob quais condições? Eis o problema. A VEJA desta semana fez uma radiografia das obras nos 12 estádios que devem sediar o mundial.
O ano de conclusão da obra não se define apenas pelo montante investido. Chegou-se a ele avaliando também a qualidade do gasto. Leiam a reportagem. A coisa é bem pior do que parece. 

CELULAR FORA DA SALA DE AULA

                                                        O FIM DA FARRA DO CELULAR




Usar celular na escola é algo polêmico e a proibição está prestes a virar realidade para todo o ensino na capital. Foi aprovado em primeira discussão o projeto de lei nº 030/2011, de autoria do vereador Heráclito Noé (PPS), que proíbe o uso do celular em todas as escolas de Natal, segundo a assessoria de imprensa da Câmara Municipal. O documento ainda será submetido a uma segunda votação, e só entrará em vigor se for sancionado pela prefeita "Essa proposta seria desnecessária se todos os adultos e jovens tivessem educação no uso dos celulares em locais públicos", apontou o vereador que propôs o projeto de lei. Heráclito Noé lembrou que a medida, se sancionada, não valerá apenas para os estudantes. "Os professores também muitas vezes interrompem as aulas para atender os celulares", salientou.
Apesar disso, em geral, a regra é: nem alunos nem professores podem atender ligações dentro da sala de aula. "Se tiver o propósito de ser utilizado como ferramenta pedagógica de pesquisa, com acesso à internet, fazer fotos para trabalhos, vídeos educativos, ou seja, que tenha utilidade para algum trabalho, somos favoráveis. É uma tecnologia a favor do ensino", destacou o coordenador pedagógico do colégio Marista de Natal, Nery Adams. "Conheço um professor que fez um trabalho sobre geoprocessamento utilizando os GPS dos alunos".

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O EFEITO REVELADOR DA VERDADE


TESTEMUNHO DA PROFESSORA DO RN GANHA AS REDES SOCIAIS COMO UM RETRATO DA EDUCAÇÃO NO PAÍS

As declarações de uma professora da rede estadual de educação, indignada com as condições de trabalho e a má qualidade do ensino público, tem circulado o Brasil inteiro e colocou as deficiências da educação do Rio Grande do Norte em evidência. A professora Amanda Gurgel não economizou críticas aos entes públicos durante uma audiência pública, realizada na Assembleia Legislativa. O vídeo já teve aproximadamente 150.000 acessos no You Tube em poucas horas."Amanda Gurgel" já está na lista brasileira dos Trending Topics, no Twitter.                                          
                                                                                                           Créditos: Diário de Natal                                                                                                                                                                                                                                                                                      

quarta-feira, 18 de maio de 2011

QUALIDADE NO SETOR DE TRABALHO

SME DE PARAZINHO PROMOVERÁ NESTA SEXTA-FEIRA A GINCANA DOS PROFESSORES


Idealizado pela coordenadora de eventos do município, Graça Paz, a primeira gincana dos professores será realizada no ginásio municipal às 8 horas da manhã do dia 20 de maio e contará com a participação de todos os funcionários da Escola Tancredo divididos em duas equipes: masculina e feminina.


Esta é com certeza uma iniciativa pioneira da Secretaria de Educação que, sem poupar investimentos, vem há anos fazendo um trabalho belíssimo no nosso município. Este momento de encontro e descontração, sem dúvida é muito importante para manter as boas relações entre os trabalhadores da área. Isso também faz com que todos sintam um bem-estar no trabalho e produzam mais e melhor em seus ofícios.

Isto é um fato, visto que as empresas privadas já adotaram há algum tempo essa e outras práticas para melhorar o relacionamento e os índices de produtividade dos seus servidores. Mais uma vez Parazinho sai na frente!

Parabéns à nossa Secretária de Educação Maria Nazaré (Nina). Boa sorte e espírito esportivo aos participantes.

PROFESSORES: MAIS RESPONSABILIDADE, MENOS SALÁRIO.

                    Deputados irão discutir kit contra homofobia com MEC




O ministro da Educação, Fernando Haddad, se comprometeu a permitir a participação de parlamentares no debate sobre o kit de combate à homofobia organizado pela pasta e que será distribuído nas escolas. A declaração foi feita depois de uma reunião na manhã desta quarta-feira com deputados das bancadas evangélica e católica, que estavam obstruindo votações na Câmara para forçar uma conversa com Haddad.
De acordo com o ministro, o material ainda não é oficial e precisa ser aprovado pelo Comitê de Publicações do Ministério da Educação (MEC), composto pelas secretarias da pasta e por representantes das secretarias de educação estaduais e municipais e das universidades. O kit, elaborado pela organização não governamental Ecos Comunicação e Sexualidade, foi entregue ontem para avaliação do ministério.
“O que foi pedido é que alguns parlamentares participem do debate. Todos os deputados presentes à reunião selaram um acordo de promover o combate a toda forma de violência e preconceito”, afirmou Haddad.
O material a ser analisado é formado por quatro livros de orientação para professores e três vídeos. Segundo o MEC, os vídeos foram encaminhados na última semana ao Ministério da Justiça para avaliação da classificação etária.
                                                        
                                                               Incentivo à homossexualidade



Mesmo ainda não tendo sido oficializado, o material já sofre críticas de alguns parlamentares. Na opinião do vice-presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), o kit não combate a homofobia e, sim, incentiva a homossexualidade. “Nosso desejo é que o material não seja incentivador de qualquer opção sexual. Isso é um assunto de cada um e o dinheiro público não pode financiar a opção sexual de ninguém”, disse.
De acordo com o líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG), é necessário rever a didática do kit. “Não somos contra a distribuição, mas contra a didática atual, que não é a forma ideal de se educar as crianças”, sustentou.

Da Agência Câmara

SEM DIGNIDADE!

                                                   A REALIDADE NUA E CRUA DA EDUCAÇÃO





Um depoimento mais que perfeito, que retrata em detalhes a vida de qualquer professor que seja filiado ao estado do Rio Grande do Norte, e a educação de todo o Brasil como um todo. Em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do RN, professora Amanda Gurgel cala os deputados, espanta a mídia e deixa a população a par do que todos já deveriam saber, o descaso do Estado com a educação, que nunca foi prioridade, nem talvez um plano a ser alcançado. A professora usou das palavras em favor de uma classe, e principalmente de uma missão, mudar a cultura brasileira que tem por base descartar a educação. Não é possível talvez viver dignamente com este salário... disse a mesma!

Vejam o depoimento completo da professora, as reações do público, e o caos por que passa a educação do Rio Grande do Norte assim como de todo o Brasil.

                     Link do vídeo:http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=yFkt0O7lceA

PERIGO NO MAR


                                                        O LITORAL DO RN EM ALERTA


                                                               
Durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (16) no Quartel do Comando Geral do CBMRN, o professor de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Joaquim Mendes Ferreira, apresentou mais detalhes sobre o tremor de magnitude 6.0, ocorrido a 1.276 km de Natal. Segundo ele, o tremor só poderia ocasionar um possível Tsunami, caso a magnitude do tremor fosse igual ou superior a 7.0, fato que não ocorreu.
Além disso, o tremor ocorreu de forma horizontalizada, e para a ocorrência de maremotos, as placas tectônicas devem se mover de maneira verticalizada, produzindo assim, uma onda de grandes proporções. Apesar do susto, Joaquim relatou que novos tremores ainda podem ocorrer, porém em pequenas proporções.
O coronel Carlos Kleber Barbosa, diretor de engenharia operacional do CB, informou que os bombeiros foram comunicados sobre o incidente, por volta das 12h45, tendo que agir em 45 minutos para evacuar toda a região litorânea da cidade. Segundo os cálculos do CB, Natal seria atingida com a onda por volta das 13h30.

ENFIM UMA BOA IDEIA!

                                                 ADMINISTRAÇÃO TRANSPARENTE


Por essa os prefeitos não esperavam. A partir de agora não basta só a fiscalização do Tribunal de Contas, todos os prefeitos terão que criar o chamado “Portal da Transparência” onde serão publicados para acesso de todo o contribuinte, os gastos do gestor bem como sua correta aplicação no serviço público.
No Portal da Transparência deverão constar também as despesas com contratos terceirizados, ou seja, as contas públicas, receitas e despesas. 
Os prefeitos que ainda não cuidaram da criação do Portal é bom se apressarem e os que estão cuidando devem dar muita transparência ao detalhamento de suas contas na Internet, afinal de contas agora é lei e mais do que nunca a população precisa e vai fiscalizar, porque o que tem se escutado até agora é uma choradeira dos prefeitos dizendo que não tem dinheiro, quando todo mundo sabe que tem.
Portal da Transparência é um dever do gestor de dar publicidade dos seus gatos e suas receitas e é um dever do cidadão de fiscalizar.

                                                    Acesse: http://rn.transparencia.gov.br/Parazinho/receitas/convenios

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

       JOÃO CÂMARA E CAIÇARA DO NORTE TÊM RECURSOS DO FPM BLOQUEADOS




Blog da internet teve acesso a relação dos entes bloqueados pela Secretaria da Receita Federal até esta segunda-feira (16). Na lista 18 municípios do Rio Grande do Norte estão com o Fundo de Participação dos Municípios bloqueados pelo Tesouro Nacional.
Do Mato Grande, as prefeituras de João Câmara e Caiçara do Norte, que devem encaminhar-se a Delegacia ou Agência da Receita Federal da sua região para regularização e desbloqueio.

                                                             FONTE: SIAFI (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/siafi/index.asp)

ESTRADAS DA MORTE

        O DESCASO COM AS ESTRADAS PIORA VIDA DE MOTORISTAS NO INVERNO



As chuvas caídas no último sábado e nesse domingo em quase todo o Estado trouxeram alivio para o homem do campo e prejuízos e perigos para quem trafega pela BR-101, trecho Touros - Natal. Buracos e encostas que cederam representa um alerta para motoristas desavisados que trafegam diariamente pela 101. Situação semelhante foi verificada na BR-406 que liga cruza a cidade de João Câmara, aonde inclusive foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal um acidente na rodovia sem vítima fatal. A orientação dos agentes da PRF, aos motoristas tem sido de muita prudência ao volante e em caso de chuva torrencial, encostar na margem da BR, e ligar o "pisca alerta" do veículo para evitar colisão.



ALERTA - O número de acidentes de trânsito tendem a aumentar em dias de chuva. E para quem dirigir no meio de um temporal, ou mesmo com a pista molhada, os especialistas recomendam calma, prudência e muito cuidado. Para quem vai viajar no feriado, a previsão do tempo indica possibilidade de chuvas em vários estados. As recomendações básicas, independente de uma chuva fina ou uma pancada, são diminuir a velocidade, acender o farol, ligar o limpador de para-brisa, o desembaçador e manter a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel da sua frente.
Observação: se as estradas federais estão assim, e as RNs? A RN 120, por exemplo desapareceu em alguns trechos. Veja imagem acima.











A MENTIRA

                                                   A falsa morte de Osama Bin Laden
                           EUA, monta a maior farsa da história recente e engana todos


 Um morto é continuamente mantido “vivo” para que exista um bode expiatório necessário, justificando a interminável “Guerra contra o Terror”.

Osama Bin Laden morreu a 16 de dezembro de 2001 no Afeganistão, de problemas renais e hepáticos que o atormentavam há anos. Ele tinha hepatite C e tinha que ser internado frequentemente para se submeter a uma hemodiálise. Sua última foto, tirada a 6 de dezembro de 2001, (veja acima), mostra um homem bastante envelhecido por uma grave enfermidade. Segundo os especialistas da CIA, Bin Laden precisava naquela época de uma hemodiálise a cada três dias e eles disseram: “Claro que é muito difícil quando precisa-se fugir de um local para outro e ainda, como seria possível por em operação um equipamento transportável pelos seus esconderijos nas montanhas?”. Para comparação, uma foto da época, quando ele ainda estava saudável. Há muitas provas e indícios que apontam para o fato de Bin Laden já estar morto há muito tempo. 
                                                                                                                      
                                                                                                                     Por: Alles Schall und //
                                                                                                               Analista político Internacional