Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PERIGO NO MAR


                                                        O LITORAL DO RN EM ALERTA


                                                               
Durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (16) no Quartel do Comando Geral do CBMRN, o professor de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Joaquim Mendes Ferreira, apresentou mais detalhes sobre o tremor de magnitude 6.0, ocorrido a 1.276 km de Natal. Segundo ele, o tremor só poderia ocasionar um possível Tsunami, caso a magnitude do tremor fosse igual ou superior a 7.0, fato que não ocorreu.
Além disso, o tremor ocorreu de forma horizontalizada, e para a ocorrência de maremotos, as placas tectônicas devem se mover de maneira verticalizada, produzindo assim, uma onda de grandes proporções. Apesar do susto, Joaquim relatou que novos tremores ainda podem ocorrer, porém em pequenas proporções.
O coronel Carlos Kleber Barbosa, diretor de engenharia operacional do CB, informou que os bombeiros foram comunicados sobre o incidente, por volta das 12h45, tendo que agir em 45 minutos para evacuar toda a região litorânea da cidade. Segundo os cálculos do CB, Natal seria atingida com a onda por volta das 13h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário