Powered By Blogger

terça-feira, 23 de agosto de 2011

ENERGIA EÓLICA


Natal sedia workshop internacional para debater energia eólica

Evento promovido pela Fapern é primeira fase para implantação do Instituto Internacional de Tecnologia em Energia Eólica voltado para o setor no estado.





A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), promove o 1° Workshop para Formação de Redes Cooperativas em Tecnologia e Pesquisa em Energia Eólica Integradas aos Setores Empresariais.

O evento acontece na segunda (29) e terça-feira (30) e terá caráter internacional, reunindo empresários do setor e pesquisadores de diversas nacionalidades, no hotel Barreira Roxa. Este workshop será realizado uma semana após os leilões federais promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no qual o RN ocupou o segundo lugar em megawatts e terceiro em total de projetos.

A Fapern considera a realização do evento internacional como primeiro passo para a implantação do Instituto Internacional de Tecnologia em Energia Eólica (IITEE) no estado. A instalação do centro de estudos significaria o incremento em ações tecnológicas e de pesquisa voltadas para o setor além de cumprir as demandas do Governo ao atendimento às peculiaridades e desafios tecnológicos para o desenvolvimento de soluções inovadoras do setor.

Destaque na programação, o professor da Universidade do Porto em Portugal, Vlademiro Miranda, que é diretor de estratégia da área de energia do INESC Porto (importante instituto privado e sem fins lucrativos e de investigação em tecnologias da informação em Portugal).

Empresas geradoras de energia eólica e fabricantes de equipamentos necessários à geração da energia confirmaram presença no evento. Pesquisadores das Universidades Federais de Pernambuco, Minas Gerais, Pará, Ceará, Paraíba, e Santa Catarina, além dos pesquisadores que atuam nas instituições de ciência e Tecnologia instaladas no Rio Grande do Norte, também participarão do evento.

FONTE: nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário