Dezessete medalhas. Este foi o saldo do Rio Grande do Norte no Pan-Americano de Karatê, que ocorreu no início de agosto, em São Paulo. Os karatecas do estado conseguiram superar atletas de ponta no cenário mundial, incluindo os romenos, convidados para a competição. O resultado do estado superou as expectativas da equipe potiguar, que contou com 16 atletas na competição.
Maior medalhista do estado na competição, Marcos Patriota Júnior conseguiu o 3º lugar no kumite individual, além de ouro no kumite por equipes e 3º no kumite revezamento, todos na categoria faixa preta adulto. Na equipe de revezamento, mais três potiguares representaram o estado: Humberto Correia, Marcelo Moura e Stênio Almeida, que foi o reserva. Os dois últimos também conquistaram outras medalhas. Marcelo Moura foi campeão no kumite faixa verde e roxa adulto, enquanto Stênio Almeida conquistou o bronze no kata adulto faixa preta.
"Os resultados nos surpreenderam muito. Para se ter uma ideia, na disputa do kumite revezamento eram quatro chaves e só os campeões de cada chave passavam. Nós conseguimos a classificação e perdemos por 4 a 2 na semifinal, mas garantimos o bronze", explicou Humberto Correia, também comemorando o apoio do Governo do Estado, através da Seel, para os competidores. "O apoio foi essencial. Só viajei porque nos ajudaram", disse.
Outro ponto a se destacar na competição foi a participação vitoriosa dos karatecas da ONG Fabiano de Jesus, que trabalha para dar acesso aos a atividades esportivas como forma de inclusão social. "Eles foram muito bem. Conseguiram seis medalhas de ouro e duas de prata. Com certeza, orgulharam o Rio Grande do Norte", disse o presidente da Federação Norte-Riograndense de Karatê Interestilos, Marcos Patriota.
Os próximos compromissos dos karatecas do Rio Grande do Norte serão a terceira etapa do campeonato estadual, no dia 20 de agosto, e o brasileiro, que ocorrerá em novembro, em Fortaleza (CE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário